Conheça nossa missão.

Sendo a primeira unidade da AFESU, as atividades do Morro Velho tiveram início em 1963, quando um grupo de senhoras voluntárias se reuniu para ensinar técnicas de artesanato para que mulheres moradoras no bairro de baixa renda do Jardim Taboão-SP pudessem contribuir com o orçamento familiar, compaginando o trabalho com o cuidado de sua casa e seus filhos.
Em 1970, foi inaugurada a sede do Centro Social Morro Velho que funciona até hoje. Os primeiros cursos oferecidos foram artesanato de tapetes de arraiolo e de sisal, crochê e corte e costura. As mulheres da comunidade aprendiam a confeccionar os tapetes e, com a ajuda das voluntárias, vendiam seus produtos e geravam renda para sustentar suas famílias, o que levou a unidade a firmar-se como um dos maiores produtores de tapetes de arraiolo do Brasil.

Com o passar dos anos, dos trabalhos de artesanato para mulheres que precisavam complementar a renda familiar, o Morro Velho expandiu o público atendido para jovens e crianças, gerando assim um impacto social ainda maior. Em decorrência disso, foram criados novos projetos :  Preparação para o Primeiro Emprego para jovens, o Projeto Aprender para pré-adolescentes e o Projeto Vida Nova, para mulheres gestantes.

Todas as atividades promovidas têm o grande diferencial da formação humana das beneficiárias que consiste em promover o desenvolvimento de habilidades, sociabilidade, virtudes e valores éticos, indo além da capacitação técnica. O resultado final são pessoas humanamente mais capacitadas a desempenharem um papel de liderança no ambiente em que se encontrem, atuando de maneira honesta, responsável e feliz.

As beneficiárias, se o desejarem, podem receber formação cristã católica. Estas atividades de formação espiritual são orientadas pela Prelazia do Opus Dei, cuja finalidade é promover, entre os fiéis cristãos de todas as condições, uma vida plenamente coerente com a fé, nas circunstâncias comuns da existência humana, especialmente por meio da santificação do trabalho. Para mais informações, acesse: www.opusdei.org.br.

Conheça todas as unidades da Afesu.

Centro Social Morro-Velho

Casa do Moinho

Veleiros